Entre os meses de junho e julho é de costume nacional comemorar as festas juninas e julinas.
Uma tradição bem popular que mobiliza milhares de pessoas em todo o país e ainda traz uma grande oportunidade para o varejo vender mais.
E faturar durante esse período é algo que exige um esforço e um planejamento antecipado, bem antes das festas começarem.
Os planejamentos para vender mais durante as festas juninas estão relacionados principalmente ao estoque, às ações promocionais e à necessidade de preparo de equipe, talvez até de contratar mão de obra temporária para dias de pico.
Acompanhe nosso artigo até o final e veja algumas dicas que podem ajudar o seu ponto de venda a vender mais durante esse período.
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Enfeite a loja!
Nada melhor que entrar no clima da festividade quando entramos em um ambiente todo temático.
Trabalhe com decorações típicas como bandeirolas, chapéus de palha, balões e itens que remetam ao clima rústico do campo.
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Mix de Produtos
Antes de falarmos nas ações, se tem algo que realmente vendem bem são as famosas comidas típicas ou os ingredientes para prepara-las.
Para que o cliente encontre facilmente os produtos e ingredientes mais consumidos para as festas juninas, monte uma ilha ou barraquinhas temáticas em locais estratégicos do PDV que chamem a atenção do cliente.
Muitas vezes até as próprias marcas oferecem materiais promocionais com o mix de produtos que até facilitam na decoração.
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Estoque e Logística
Fique de olho no estoque e acerte os ponteiros com seus distribuidores para não ficar na mão. Planejamento é tudo!
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Prepare a Equipe
. Contrate uma equipe para fazer degustações – existem agências que só trabalham com ações promocionais em PDVs – ou escale colaboradores que tenham o perfil para fazer a ação, que tenham facilidade de interagir com o público e que saibam vender;
. Produza materiais de comunicação e promoções temáticas (panfletos de ofertas, catálogos, cartazes etc);
. Prepare a equipe – é importante alinhar todas as estratégias com os colaboradores da loja, sempre mantendo todos atualizados e bem informados quanto à disponibilidade e ao mix de produtos, quanto às ofertas e envolvam todos eles também no “clima do arraial”;
. Incentive a equipe também a contribuir com ideias criativas de ações interativas – é uma forma também de integrar a equipe e motiva-las.
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Garanta presença on-line
Hoje em dia, todas as estratégias de marketing envolvem também a presença na internet, pois mesmo sendo um negócio físico, ‘off-line’, ser encontrado na web significa estar sempre um passo à frente da concorrência.
Não importa se é um mercadinho de bairro ou um hipermercado, o importante é ser encontrado, seja no Google ou nas maiores redes sociais.
As festas juninas, assim como muitas datas comemorativas, possuem um apelo visual bem característico e postagens criativas e divertidas chamam bastante atenção.
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