(11) 96768-7583

COMPRE PELO WHATSAPP

Seg - Sab: 9:00 - 18:00

Horário atendimento

NOSSO BLOG

Como controlar o estoque do meu mercadinho?

Seja qual for o tamanho do seu ponto de venda, ter um controle bem apurado do estoque evita o acúmulo ou a falta de produtos e ainda, contribui para um controle maior das finanças e do espaço físico da loja.

O controle de estoque tem como objetivo informar a quantidade disponível de cada item dentro da loja e também o valor dos produtos.

Embora seja uma tarefa básica e muito importante, muitas das pequenas empresas não realizam um controle eficaz e apresentam “furos de estoque”.

A seguir, separamos algumas dicas para que você tenha uma melhor visão sobre o controle de estoque e como fazer um controle eficiente. Confira:

  1. Por que devo investir no controle de estoques?

Porque isso, sem dúvida, é a base principal para todos os processos do varejo.

Quando se tem um controle bem apurado e um planejamento regular do estoque, o fornecimento de produtos não fica comprometido e o consumidor pode entrar confiante no seu mercadinho!

Afinal, não existe frustração maior para um cliente quando vai buscar determinado produto e o não encontra.

Com um controle de estoque bem feito e atualizado, isso não será um problema e seus clientes tendem a se fidelizar ainda mais.

Sem contar que um controle evita eventuais prejuízos e desorganização nas gôndolas – estejam elas abarrotadas ou vazias de mercadorias.

  1. Como fazer uma gestão mais eficiente de estoque?

– Colaboradores capacitados

Primeiramente, é muito importante que esta função fique sob a responsabilidade de um colaborador com perfil adequado, responsável e que já tenha experiências anteriores ou que tenha sido bem treinado pelo atual gestor.

–  Aposte em Tecnologia

Com o avanço nas tecnologias de automação, é possível encontrar diversos softwares que facilitam a vida de qualquer gestor de estoque.

E como eleger um software? Bem, isso vai depender do tamanho e de toda movimentação de seu comércio. Existem softwares que atendem a todos os tipos de negócios e com necessidades diferentes.

De qualquer forma, prefira aqueles que ofereçam armazenamento em nuvem, assim, não há riscos de se perder importantes dados e permitem também acesso remoto.

– Registre todo o fluxo de mercadorias e faça controles periódicos

Importante processo para evitar os famosos “furos de estoques”.

Entre alguns exemplos de “furos”, o mais fatal talvez seja perder de vista os 20% dos produtos que representam 80% das vendas.

Outro furo também é perder o pico da sazonalidade, como datas comemorativas e produtos de estações do ano. Importante também ficar sempre alinhado com os fornecedores e de olho também no controle de estoque.

– Faça um check-list, uma ficha de controle de estoque

Faça conferências regularmente e caso precise elaborar um check-list básico, confira a lista a seguir:

 

  1. Recomendações importantes

Estoque é coisa séria! >

Por isso, não permita a retirada de mercadorias ou materiais sem a devida identificação de quem retirou.

Inventário Rotativo >

Nesse sistema, diariamente são escolhidos alguns itens para serem contados. As diferenças encontradas deverão ser comunicadas e investigadas.

Todo processo de movimentação de estoque deve ser estabelecido por meio das Normas de Entrada e Saída de Estoque.

Melhor gestão financeira >

Com informações apuradas, o gestor responsável pode calcular o giro das mercadorias de forma organizada.

Isso contribui nas futuras compras para repor o estoque e vai ajudar a melhorar o aproveitamento do capital de giro da empresa.

 

Como está o controle de estoques da sua empresa? Caso preciso de uma orientação sobre sistemas eficientes de controle de estoque, converse hoje mesmo com nossos especialistas!

Fontes:

Sebrae: bit.ly/2UlxjCE

Endeavor: https://endeavor.org.br/operacoes/gestao-de-estoque/

 

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday