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Delivery em Supermercados: Mais Vendas Agora e no Pós-pandemia

Com a chegada da pandemia, muitos hábitos de consumo estão mudando. Em nenhum outro momento ouvimos falar tanto de delivery como hoje em dia.

 

O serviço de entrega, que antes era mais comum entre empresas de food service, agora se faz presente entre diversos outros segmentos varejistas que estão tendo que se adaptar em sua forma de vender.

 

Mais do que uma simples entrega, o delivery se tornou um diferencial de negócio e até mesmo uma necessidade para muitas pessoas, que preferem ou que são recomendadas a não se exporem em meio a aglomerações.

 

E não há nada melhor que ter toda a comodidade do mundo em receber suas compras em casa, não é mesmo? Sendo assim, é bem possível que o delivery seja ainda mais uma forte tendência também no cenário pós-pandemia.

 

Os mercados e supermercados estão cada vez mais adeptos aos serviços, oferecendo mais conforto e segurança aos seus clientes.

 

Vantagens de Implementar o Delivery

 

Abaixo, levantamos 4 vantagens do mercado ou supermercado que ainda não aderiu ao delivery começar a repensar sobre isso:

 

  1. Serviço diferenciado e comodidade ao cliente

 

A concorrência certamente está acirrada e quanto mais serviços e diferenciais puder oferecer, mais terá a preferência do cliente.

 

Além do mais, em tempos de pandemia, é preciso evitar aglomerações ao máximo e supermercados são ambientes bem propícios a isso.

 

Não há comodidade melhor que poder realizar as compras no conforte do lar e ainda, receber em casa.

 

  1. Economia

 

Sabe aquela comprinha que ficamos tentados em fazer por impulso? A compra remota já evita ações desse tipo, pois o cliente vai direto buscar os seus produtos e acrescenta no carrinho virtual somente o que está precisando.

 

O mesmo acaba acontecendo se o cliente resolver comprar por telefone ou por aplicativos.

 

A economia acaba acontecendo também por evitar o deslocamento até o supermercado, muitas vezes tendo gastos adicionais de combustível e estacionamento.

 

  1. Economia de Tempo

 

Só o fato de não ter que encarar o trânsito, filas no balcão de pedidos, do caixa ou no estacionamento já é um ganho e tanto de tempo para o cliente, que poderia se focar em outras atividades importantes.

 

  1. Segurança

 

Existe uma ampla questão que envolve a segurança do cliente. O fato de não ter que estar em locais aglomerados e evitar exposições ao risco de contágio do coronavírus, já representa uma significativa segurança ao cliente.

 

Além do mais, existe toda a questão de segurança do trajeto residência-supermercado e vice-versa.

 

Resultados Positivos

 

Em abril, a InfoVarejo publicou os resultados de uma pesquisa realizada com 342 empresas varejistas, distribuídas em 14 estados, sendo que 70% da amostragem era composta por supermercadistas.

 

Na pesquisa, 58% dos respondentes disseram que não realizavam vendas por canais digitais ou remotas antes da pandemia e 42% já realizavam.

 

Para 47% dos supermercados que já vendiam online se surpreenderam com os resultados das vendas remotas no período da pandemia. Já quem não trabalhava nesses canais, apenas 19% tiveram surpresa positiva.

 

Apenas 3% dos supermercadistas que já vendiam online, se frustraram com as vendas nos canais digitais, enquanto 31% de quem não trabalhava considerou que as vendas online foram abaixo da expectativa.

 

Segundo a InfoVarejo, esses resultados talvez se devam aos seguintes pontos:

 

  • Quem já trabalha em canais digitais está mais preparado e consegue melhores resultados, ou consegue ter uma previsão melhor do potencial de vendas – 97% tiveram resultados dentro ou acima da expectativa.
  • Quem ainda não trabalhava nos canais digitais estabeleceu expectativas irreais ou não teve tanta eficácia na execução dos processos para as vendas remotas, o que resultou em frustração de vendas – 31% entenderam que as vendas foram abaixo da expectativa. 

 

Como Estruturar o Delivery

 

Temos alguns pareceres importantes em mãos, ou seja, estruturar serviços de entrega pode parecer simples, mas demandam experiência e bastante organização.

 

Mas em geral, trata-se de uma atividade promissora e que pode alavancar as vendas de forma significativa.

 

Caso ainda não tenha implementado o delivery na sua loja, siga esses passos:

 

1 – Decida de qual forma vender:

a) Apps e plataformas como o iFood ou SiteMercado

b) ter a sua própria loja virtual

c) Marketplaces

d) Redes Sociais (Facebook, Instagram + WhatsApp)

e) Por telefone

2 – Entrega

a) Entregadores de Apps

b) Entregadores próprios (com veículo próprio ou da empresa)

3 – Gestão e Organização

a) Definir equipe que será responsável pelo setor de atendimento/entregas

b) Planilha ou sistema – Como será feito o Controle de estoque/financeiro?

c) Horário de funcionamento do serviço

d) Meios de pagamentos aceitos

 

3.1. Divulgação do Serviço

 

a) Conte a novidade no próprio local, distribuindo cartazes em pontos estratégicos ou informando no catálogo de produtos (o bom e “velho off-line” também funciona nesses casos)

b) Caso trabalhe com cadastro de clientes e possuir o WhatsApp dos contatos, convide as pessoas para fazerem parte de um grupo ou peça permissão para estarem na lista de transmissão para o envio de ofertas e novidades. Note que é de sempre bom tom perguntar para o cliente antes para que este não se sinta invadido.

c) Use o WhatsApp Business

 

A versão business permite montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedidos.

 

d) Se ainda não tem, é imprescindível que o seu mercado ou supermercado tenha um perfil em redes sociais, preferencialmente nos principais – Facebook, Instagram e Google Meu Negócio.

 

Em uma pesquisa no Google Trends realizada hoje, 17 de julho de 2020, com o termo “supermercado delivery”, veja como chegam os resultados aqui na cidade de São Paulo:

 

O resultado aponta que grandes redes já adotaram o serviço de entrega, por isso o resultado de quando as pessoas buscam pela palavra-chave.

 

Note como os supermercados/hipermercados tiveram um aumento considerável de buscas, mostrando que realmente existe uma demanda em relação às lojas que oferecem delivery.

 

No Pós-pandemia

 

Tudo indica que o delivery em supermercados realmente veio para ficar.

 

Claro que o surgimento da pandemia acabou forçando os consumidores a se readequarem aos hábitos mais restritivos e aos lojistas, de se reinventarem na forma de vender.

 

As vendas remotas, que ganharam força diante do isolamento social, foram adotadas pela maioria dos supermercadistas, principalmente nos modelos mais simples, como delivery e por tele-vendas.

 

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