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Boas Práticas no Comércio Nesta Retomada das Atividades

Você está preparado para atender com segurança ao seu público?

 

Há muitos dias, nós estamos aguardando boas notícias. Hora em saber quando sai uma vacina para nos livrar deste vírus, hora quando esta quarentena finalmente irá “afrouxar” um pouco para que possamos retomar nossas atividades, para podermos honrar com nossos compromissos e fazermos a economia deste país girar.

 

Muitos varejistas não suportaram tantos dias sem poder abrir seus estabelecimentos e acabaram fechando, demitindo e até quebrando. Acabaram até perdendo as esperanças.

 

Mas, no momento da retomada, você estará preparado para atender adequadamente ao seu público?

 

Não se preocupe, este texto foi pensado e escrito, especialmente para que você saiba como se portar e agir no momento certo.

 

Preparando os Funcionários

 

É necessário reeducar seus colaboradores sobre cuidados básicos de saúde (como manter a alta imunidade) e higiene.Sempre evitando que se leve as mãos à boca, ou olhos sem que elas estejam devidamente higienizadas com água e sabão ou o álcool em gel.Você tem o dever de fornecer estes materiais para higiene, assim como as máscaras que mesmo sendo de tecido, ajudam na não propagação do vírus.

 

Vale lembrar, que é necessário fazer um cálculo básico para o fornecimento de máscaras (principalmente as de tecido) visto que elas têm um tempo útil, até serem substituídas ou (no caso das descartáveis) jogadas ao lixo.

 

As máscaras de tecido, não devem ser utilizadas por mais de duas horas. Ao chegar a esta marca, elas devem ser separadas e posteriormente higienizadas, para que possam ser utilizadas normalmente.

 

Ou seja, se o colaborador tem uma carga horária de 8h, ele deve ter no mínimo 6 máscaras para poder ter um dia seguro de trabalho. Lembrando também (e isto vale para todos) que as máscaras não devem ser utilizadas na testa, traqueia ou mesmo no queixo.

 

O uso adequado é sempre cobrindo boca e nariz, para se ter a proteção correta.

 

 

Todos os detalhes com a higiene contam

 

Não importa a sua área de atuação no varejo, desde que esteja aberto, todo o cuidado com a higiene é imprescindível. Tanto para você, como para o consumidor dos seus produtos.

 

Disponibilize sempre álcool em gel, para que os clientes possam limpar as mãos, se possível, disponibilize uma ou mais pessoas (dependendo do tamanho e capacidade do estabelecimento) portando álcool 70 (líquido), para que seja pulverizado nas mãos de cada cliente logo na entrada.

 

Se possível também, faça a medição de temperatura das pessoas com um termômetro laser (na região da testa), não é muito caro, mas é muito prático, rápido e seguro.

 

As regras de distanciamento ainda valem, pois todos nós sabemos que nada está sob total controle. Portanto, aglomeração só atrapalha o bom andamento de tudo o que está entrando num estado de normalidade.

 

Onde você sabe que há incidência de filas, demarque (no chão mesmo) uma certa distância, que cada pessoa deve manter da outra, principalmente na direção dos caixas.

 

 

O seu cliente confia em você

 

Nunca é demais falar em higiene e segurança, por isso, mostre ao seu cliente que ele pode confiar em você (recado um pouco mais direcionado para quem lida com produtos alimentícios e refeições em geral).

 

Muitas pessoas só acreditam (ou seja, confiam) somente no que elas podem ver, constatar, exemplo:
“compro do Joaquim, porque eu sei que toda a sua equipe se importa muito com a segurança e a higiene, desde a preparação, quanto à entrega da minha comida, por isso sempre compro dele.”

 

Por isso, é muito importante o uso correto das máscaras (já mencionamos isto acima), barbas feitas, unhas cortadas, enfim… o básico. Fora os cuidados de sempre, que são luvas e toucas para o cabelo.

 

Nenhum descuido é permitido nos caixas

 

Esse é um dos momentos mais delicados, pois são muitas e muitas mãos passando pelas maquininhas de cartões (os PINPAD), que geralmente devem ser revestidas por filme, que deve ser trocado periodicamente, os cartões em si, as próprias cédulas (que por si só, já circulam por milhões de mãos e lugares), tudo no ambiente de um caixa deve estar sempre muito limpo, não deve haver muita conversa nesse momento (não significa agir com falta de educação), conversando somente o básico, o essencial.

 

É o momento onde tudo deve fluir o mais rápido possível, até mesmo para não haver filas, aglomeração e(ou) até perdas de vendas.

 

 

Sua equipe e o COVID19

 

Seu colaborador ou colaboradora apresentar sintomas do vírus, não hesite, peça-o que permaneça em isolamento e providencie um teste para COVID19.

 

 

Se por acaso for positivo, é necessário que se mantenha o isolamento e tratamento (que dura em média duas semanas), até que não exista mais sinais do vírus e só assim a pessoa pode voltar ao trabalho, claro, com todos os cuidados já aqui mencionados.Para que nada dê errado e todos estejam sempre seguros, é necessário a repetição (dia a dia) das informações de prevenção.

 

Não é momento de baixar a guarda e na verdade, dificilmente saberemos tão cedo quando será.

 

O importante, é sempre estar atento às informações, às regras de prevenção e seguir firme trabalhando.

 

Vamos em frente, sem medo e cuidando uns dos outros.

 

Pensamento positivo sempre e com a certeza de que toda essa fase ruim irá passar.

 

No que precisar, tenham a certeza que podem contar conosco, pois seguimos desde 2006, apoiando o desenvolvimento do varejista brasileiro.

 

Um forte abraço e até a próxima!

 

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