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Restaurantes: Medidas Urgentes para Contornar a Crise do Covid-19

Todo empreendedor experiente sabe muito bem que as crises fazem parte do jogo. Elas acontecem por diversas razões.

A maioria dos casos são consequências dos reflexos da economia do país, sempre derivando de outros problemas que acabam gerando uma baixa financeira que atinge o varejo em geral.

Porém, a pandemia mundial do coronavírus criou um cenário inédito no país e gerou medidas sem precedentes.

Até onde lembramos, nenhuma crise até agora impediu a população de sair para comer fora.  Mas agora o cenário é diferente e traz medidas restritivas que podem impactar diretamente o faturamento de seu restaurante.

A crise chegou. E agora?

Com base nas medidas de restrições atuais (que podem mudar, dependendo da evolução da pandemia) ainda é possível que os restaurantes trabalhem serviços de Delivery.

De toda forma, essa queda de movimentos vai acabar causando impacto financeiro gerando outros problemas, mas o que fazer para driblar essa fase?

Em seguida, vamos comentar algumas medidas que possam ajudar a contornar a crise.

Sim, você precisa agir rápido e ter um bom planejamento em mente

Passar por isso ninguém realmente quer, mas empreendedores experientes sabem que crises podem acontecer a qualquer momento e afetar o seu negócio.

Para isso existe o Planejamento, premissa básica para quem está à frente da gestão do negócio.

O gestor de uma operação gastronômica é responsável em gerenciar toda a equipe, o estoque, a relação com os fornecedores, a parte financeira e administrativa, que incluem também o marketing e comunicação.

Mas dependendo do tamanho do restaurante, é preciso dividir as responsabilidades e cada gestor se responsabilizar por uma parte do negócio.

Em momentos críticos, os gestores e líderes devem manter uma personalidade equilibrada para gerar segurança e confiança de todos que estarão no mesmo barco, com a árdua missão de conduzi-lo por uma maré bem agitada.

Uma vez que a sua equipe de gestores e responsáveis estiver bem definida, o melhor é convocar a todos e fazer uma análise detalhada da situação, pois cada restaurante tem suas próprias características e regras que podem direcionar quais serão os próximos passos.

Feito isso, é hora de convocar os colaboradores e fazer uma reunião com toda a equipe e apresentar as ações que serão tomadas nesta fase crítica.

 

Quais são os pontos que devemos analisar?

  1. Funcionamento

É preciso ficar atento aos informes dos órgãos oficiais da sua cidade para saber se as medidas de restrição vão mudar ou se permanecerão. E com base nisso, fazer um planejamento de escalas e revezamentos para equipes de trabalho.

Nenhuma restrição até o momento foi feita em relação aos serviços de delivery. Portanto, talvez este seja o grande pulo do gato do seu negócio.

A crise pode desfalcar os salões, mas pode gerar crescimento nestes serviços. Mais detalhes sobre este tópico estarão na parte em que falaremos sobre o marketing.

  1. Insumos

Existe uma demanda por insumos e os atacados estão cada vez mais lotados e os produtos sumindo das prateleiras. O melhor é manter um bom relacionamento com seus fornecedores para garantir a entrega de todos os insumos necessários para o funcionamento do restaurante.

  1. Limpeza e Higiene

Esse é um detalhe que deve ser levado como prioridade. Para mostrar ao público que seu restaurante está respeitando as normas e boas práticas de higiene, tire fotos ou grave vídeos dos cozinheiros utilizando luvas e máscaras durante o preparo da comida para apresentarem ao público gerando mais credibilidade.

Mantenha a cozinha, banheiros e locais de circulação de pessoas sempre limpos. Redobre os cuidados com a higiene!

E lembre-se de incentivar a equipe a sempre lavarem as mãos e fazerem uso do álcool em gel.

  1. Atendimento

Reforçar com os colaboradores as boas práticas e maneiras de lidar com o público, principalmente na hora de espirrar ou tossir.

  1. Gerenciamento de Equipes e Colaboradores

Os proprietários ou os gestores são os responsáveis pela saúde e bem-estar de seus colaboradores. Em tempos de coronavírus, observe todos eles de perto e acompanhe como está a saúde de cada um.

Caso algum de seus funcionários apresente sintomas suspeitos, a recomendação é que ele seja dispensado das atividades imediatamente e que volte para sua casa, permanecendo em isolamento.

Na medida do possível, acompanhe o processo de recuperação, demonstre que este funcionário é importante e que após esta fase, ele poderá ser reintegrado ao time.

Uma outra preocupação é em relação às escalas das equipes e no pior dos cenários, reduzir o quadro de colaboradores. Se a medida drástica tiver mesmo que acontecer, prepare sua equipe remanescente para assumir novas funções, ainda que temporariamente.

O gestor dessa área deve também estar preparado para ausências e imprevistos de funcionários – acompanhar familiares em hospitais, cuidar de parentes idosos, entre outros.

  1. Finanças

Certamente, o maior desafio será de como gerenciar as finanças diante do faturamento baixo pela queda de movimento. As perguntas e os pontos principais a analisar são:

– Devemos recorrer à empréstimos ou à linha de créditos para cobrir os imprevistos?

– O que devemos considerar como corte de gastos?

– Teremos que optar pelo encerramento da operação? Quais são os riscos?

– Teremos que nos preparar financeiramente para os possíveis desligamentos de colaboradores?

– Como lidaremos com o possível superfaturamento nos valores dos insumos?

– Contas fixas do mês como telefone, internet, água, luz, aluguel, impostos – Teremos algum abatimento?

  1. Marketing e Comunicação

O Marketing é o departamento que vai garantir as estratégias em todos os momentos da operação e certamente, será a área que vai trazer soluções práticas para gerar vendas mesmo em momentos mais críticos.

O gestor desta área terá de convocar a sua equipe em caráter de urgência e estabelecer um plano realista que contorne a crise.

Soluções e Estratégias

A solução imediata para contornar este problema seria investir os esforços nos serviços de delivery.

Se o restaurante já tiver este serviço, então é a hora de investir em uma publicidade maior para divulgar e alcançar o máximo de público que conseguir, que esteja no perímetro de entrega.

Momento ideal também de reinventar o cardápio para mais variedades. Um grande exemplo são alguns restaurantes de comida japonesa, que estão criando algo como o “combo rodízio em casa”, com itens que geralmente seriam servidos na mesa sendo entregues por delivery.

Não possui delivery ainda? Então o conselho aqui é se adaptar para esta nova realidade.

Para isso é preciso contar com:

– Cardápios próprios e embalagens para o tipo de comida a ser entregue;

– Treinar equipes para se adequar nesta nova modalidade;

– Contratar serviços de motoboys e se cadastrar em aplicativos como iFood, UberEats, Rappi etc;

– É importante também ter um número de WhatsApp para serviços delivery, pois viabiliza o contato do cliente. Hoje em dia, as operadoras de celular oferecem nos planos acesso ao aplicativo de mensagens gratuitamente no 4G, sem contar os acessos via wi-fi, que certamente facilitam o cliente de fazer os pedidos.

 

– Importante: Tenha um bom sistema para restaurantes e delivery

É importante ter um sistema integrado que agilize os processos delivery, pois a demanda e o fluxo de produção e entrega tendem a aumentar.

 

Aproveite as Redes Sociais e faça uma boa divulgação

Entre a equipe de Marketing, tenha sempre um profissional que entenda bem de gerenciar as redes sociais, seja o Facebook, Instagram ou o Google.

Vamos pensar juntos: Se a maioria das pessoas estão praticamente trabalhando via home office e permanecendo mais em suas residências, é inevitável que uma boa parte esteja acessando as redes sociais para acompanhar as novidades da pandemia ou por outras razões.

É neste momento que as melhores ideias devem surgir para atrair a atenção tão concorrida do público que agora está em casa.

 

Comunicação

A comunicação, seja interna ou externa, deve sempre ser transparente, lembrando que os responsáveis pela operação deve estar disponível e esclarecer as dúvidas que vão surgindo no decorrer do percurso.

É natural que os colaboradores fiquem com dúvidas e receios, ainda mais em tempos difíceis, e que os clientes comecem a procurar por informações de expedientes ou delivery.

Importante assegurar que todos os canais de comunicação (chat, telefones, WhatsApp) estejam em pleno funcionamento para facilitar a interação com clientes, fornecedores e colaboradores.

 

 

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