As datas comemorativas costumam aquecer o varejo e aquelas que possuem um apelo familiar são as que mais motivam os consumidores a saírem para as compras.
Estamos no segundo semestre e o varejo agora se prepara para as próximas datas promissoras e uma delas é o Dia dos Pais.
Com base no crescimento obtido no ano passado, esse ano os números tendem a ser promissores também.
Em 2018 as vendas na semana do Dia dos Pais tiveram o melhor desempenho dos últimos seis anos, de acordo com Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
O comércio cresceu 3,9% em relação ao mesmo período de 2017.
Como se preparar para vender mais?
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Comece com o Planejamento
Sim, você vai ler esta palavra repetidas vezes em diversos artigos que falam sobre datas comemorativas e nos mais diversos segmentos. Isso porque todo negócio bem-sucedido começa com um bom planejamento.
Quando o Planejamento é feito com antecedência e de forma bem organizada, todo empreendedor consegue efetivamente estruturar as ideias, estabelecer um bom cronograma de ações, definir verbas, preparar as equipes, firmar com fornecedores e controlar o estoque, entre outras importantes questões.
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Lembre seus Clientes
Com tantas ocasiões e um mercado varejista repleta de concorrência, é sempre bom avisar seus clientes do que está por vir e mostrar que a loja se importa com a data.
Um exemplo é o envio de newsletter com promoções, espalhar banners e cartazes pela loja e lançar campanhas pelas redes sociais.
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Marketing Encantador
Que tal inovar e sair daquelas promoções clichês?
Está sem ideias para lançar campanhas e promoções inovadoras? Veja algumas sugestões:
– Faça parcerias
Seus clientes iriam adorar em participar de promoções do tipo “compras acima de X reais concorrem a um almoço em família no restaurante Y no Dia dos Pais”. Esse tipo de promoção acontece devido às boas parcerias.
Desenvolver parcerias que agregam valor é uma boa maneira de ambas as partes saírem no ganha-ganha e pode render bons resultados.
– Faça dos clichês os brindes
Gravatas, canetas, meias…qual pai que já não ganhou muitos desses itens? Talvez esses presentes possam virar brindes e até promoções bem-humoradas como “seu pai merece um smartphone…e a gravata? Vai de brinde!”
– Promova concursos
Se existe algo que traz engajamento do público e muita interatividade são concursos, principalmente as de fotografia. Promova votações nas redes sociais e a melhor foto com a temática “expresse seu amor pelo seu pai” ganha um super prêmio.
– Mostre que a sua loja se importa com os colaboradores que também são pais
Esta é uma ação bem humanizada e com certeza vai encantar muitos clientes. Além disso, vendedores que também são pais podem vestir camisetas com a frase “eu também sou pai” e isso pode ajudar os clientes a se aproximarem mais e se sentir mais seguros em pedir sugestões de presentes.
– Promova nas redes sociais
As redes sociais são os canais mais rápidos e de amplo alcance de público. Se ainda não tem, crie hoje mesmo um perfil nas principais redes sociais como o Facebook e o Instagram, crie postagens interativas e que se afinem com diversos perfis de pais que despertem o interesse do cliente
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Prepare a Equipe de Vendas
Sabemos que na vida real não existem somente os pais biológicos, mas também, aqueles que acabam assumindo a figura paterna, o que leva a diferentes tipos de público.
Exemplos disso são os padrastos, os avôs, tios e até mães que assumem papéis de pais ao mesmo tempo.
Diante desses diferentes perfis, que são realidades hoje em dia, preparar e orientar a equipe comercial para entender e atender esses diferentes tipos de público certamente resultaria em boas vendas, além de gerar bastante empatia.
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Capriche na vitrine
Estudos feitos pelo Sebrae dizem que uma vitrine tem aproximadamente 30 segundos para provocar o interesse do cliente.
Uma estratégia interessante e bastante chamativa para a decoração de vitrine é a combinação de mercadorias, oferecendo mais opções para o seu cliente e despertar o interesse de compra.
Explore também outros espaços da loja, como a fachada, a área frontal, os balcões e demais áreas da loja que tenham espaços aproveitáveis para expor mensagens sobre o Dia dos Pais.
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