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Dia dos Pais no Varejo: 5 Dicas para alavancar as vendas

As datas comemorativas costumam aquecer o varejo e aquelas que possuem um apelo familiar são as que mais motivam os consumidores a saírem para as compras.

Estamos no segundo semestre e o varejo agora se prepara para as próximas datas promissoras e uma delas é o Dia dos Pais.

Com base no crescimento obtido no ano passado, esse ano os números tendem a ser promissores também.

Em 2018 as vendas na semana do Dia dos Pais tiveram o melhor desempenho dos últimos seis anos, de acordo com Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

O comércio cresceu 3,9% em relação ao mesmo período de 2017.

 

Fonte: Serasa Experian

Como se preparar para vender mais?

  1. Comece com o Planejamento

Sim, você vai ler esta palavra repetidas vezes em diversos artigos que falam sobre datas comemorativas e nos mais diversos segmentos. Isso porque todo negócio bem-sucedido começa com um bom planejamento.

Quando o Planejamento é feito com antecedência e de forma bem organizada, todo empreendedor consegue efetivamente estruturar as ideias, estabelecer um bom cronograma de ações, definir verbas, preparar as equipes, firmar com fornecedores e controlar o estoque, entre outras importantes questões.

  1. Lembre seus Clientes

Com tantas ocasiões e um mercado varejista repleta de concorrência, é sempre bom avisar seus clientes do que está por vir e mostrar que a loja se importa com a data.

Um exemplo é o envio de newsletter com promoções, espalhar banners e cartazes pela loja e lançar campanhas pelas redes sociais.

  1. Marketing Encantador

Que tal inovar e sair daquelas promoções clichês?

Está sem ideias para lançar campanhas e promoções inovadoras? Veja algumas sugestões:

– Faça parcerias

Seus clientes iriam adorar em participar de promoções do tipo “compras acima de X reais concorrem a um almoço em família no restaurante Y no Dia dos Pais”. Esse tipo de promoção acontece devido às boas parcerias.

Desenvolver parcerias que agregam valor é uma boa maneira de ambas as partes saírem no ganha-ganha e pode render bons resultados.

– Faça dos clichês os brindes

Gravatas, canetas, meias…qual pai que já não ganhou muitos desses itens? Talvez esses presentes possam virar brindes e até promoções bem-humoradas como “seu pai merece um smartphone…e a gravata? Vai de brinde!”

– Promova concursos

Se existe algo que traz engajamento do público e muita interatividade são concursos, principalmente as de fotografia. Promova votações nas redes sociais e a melhor foto com a temática “expresse seu amor pelo seu pai” ganha um super prêmio.

– Mostre que a sua loja se importa com os colaboradores que também são pais

Esta é uma ação bem humanizada e com certeza vai encantar muitos clientes. Além disso, vendedores que também são pais podem vestir camisetas com a frase “eu também sou pai” e isso pode ajudar os clientes a se aproximarem mais e se sentir mais seguros em pedir sugestões de presentes.

– Promova nas redes sociais

As redes sociais são os canais mais rápidos e de amplo alcance de público. Se ainda não tem, crie hoje mesmo um perfil nas principais redes sociais como o Facebook e o Instagram, crie postagens interativas e que se afinem com diversos perfis de pais que despertem o interesse do cliente

  1. Prepare a Equipe de Vendas

Sabemos que na vida real não existem somente os pais biológicos, mas também, aqueles que acabam assumindo a figura paterna, o que leva a diferentes tipos de público.

Exemplos disso são os padrastos, os avôs, tios e até mães que assumem papéis de pais ao mesmo tempo.

Diante desses diferentes perfis, que são realidades hoje em dia, preparar e orientar a equipe comercial para entender e atender esses diferentes tipos de público certamente resultaria em boas vendas, além de gerar bastante empatia.

 

 

  1. Capriche na vitrine

Estudos feitos pelo Sebrae dizem que uma vitrine tem aproximadamente 30 segundos para provocar o interesse do cliente.

Uma estratégia interessante e bastante chamativa para a decoração de vitrine é a combinação de mercadorias, oferecendo mais opções para o seu cliente e despertar o interesse de compra.

Explore também outros espaços da loja, como a fachada, a área frontal, os balcões e demais áreas da loja que tenham espaços aproveitáveis para expor mensagens sobre o Dia dos Pais.

Gostou do artigo? Deixe aqui nos comentários o que achou e também, sugestões de temas. Aproveite para compartilhar com seus amigos e colegas!

 

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