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De olho no calendário promocional: Próximas Datas Comemorativas

O Brasil é um país com muitas datas comemorativas, muitas das quais resultam em um significativo período de lucros aos comerciantes.

As pessoas sempre estão buscando algo para comprar e vivemos em uma era bastante consumista.

Porém, existem épocas específicas do ano em que os números de vendas crescem mais e o comércio entra em aquecimento.

Isso acontece devido às datas comemorativas em que as pessoas tendem a gastar mais, tanto para o consumo próprio ou adquirindo itens para presentear alguém.

Para ter aquele lucro extra, todo comerciante precisa saber aproveitar essas épocas para fazer boas vendas e se planejar com bastante antecedência.

Fim do Primeiro Semestre

Já passamos pelo Carnaval, Dia das Mulheres, Páscoa e o Dia das Mães, que segundo dados da empresa de crédito Boa Vista, a alta desta última data comemorativa foi de 1,7%.

Ainda que tenha ficado um pouco abaixo das expectativas, este foi o terceiro ano seguido de volume positivo de vendas.

Chegamos ao fim do primeiro semestre, ainda temos um outro pela frente – nunca é tarde para fazer um bom planejamento e traçar algumas boas estratégias para alcançar desejadas metas em vendas.

 

O que está por vir

 

Junho – Dia dos Namorados e Festa Junina

Se tem algo em comum que essas datas possuem de melhor são as decorações temáticas. Para sair na frente da concorrência, varejistas e empresários de diversos setores apostam na decoração e nas ações promocionais.

Na realidade, no comércio em geral, arranjos decorativos já começam a ser notados a partir do final de maio, seja para o Dia dos Namorados ou para as festas juninas.

Dia dos Namorados

Para enfrentar a concorrência, o comerciante deve caprichar na criatividade e desenvolver produtos e serviços diferenciados para atrair a preferência do consumidor.

Apesar das vendas terem crescido apenas 1,63% em 2018, ainda assim, foi mais positivo que nos anos anteriores, uma vez que desde 2014 havia um declínio nas vendas para esta data.

De qualquer forma, existe uma expectativa melhor para 2019, com números melhores para diversos segmentos comerciais e prestadores de serviços.

O melhor caminho é se planejar e investir nas campanhas de marketing, trazendo aquele forte apelo emocional para atrair o maior número de apaixonados que estão à procura de presentes interessantes.

Junho também é época de festa junina…

Ao contrário do dia dos namorados, as festas juninas abrangem praticamente o mês inteiro e muitos comércios, principalmente varejistas, deixam seus ambientes decorados e ações promocionais acontecendo no decorrer do mês.

Os segmentos mais favorecidos são os supermercados, que colocam à venda ingredientes e comidas típicas comuns desta festividade.

Outros segmentos que também vendem mais sazonalmente é o de roupas, fantasias e itens de festas.

…e a chegada do inverno

Além do mais, junho é marcada pela entrada de uma das estações mais charmosas do ano, o inverno, época propícia para venda de roupas e alimentos da estação.

 

Julho – Férias escolares

Não se trata exatamente de uma data comemorativa, mas a sazonalidade (por ser inverno) e a chegada das férias escolares propiciam áreas como turismo e entretenimento, principalmente atividades familiares, já que muitos pais também programam suas férias no trabalho para aproveitarem mais a época com seus filhos.

 

Agosto – Dia dos Pais

Talvez os pais não sejam tão presenteados quanto as mães, mas ainda assim, o Dia dos Pais é uma data comemorativa de bastante peso para o comércio e precisa ser bem aproveitada para gerar aquele lucro extra.

Trata-se de uma data promissora para este ano, já que 2018 foi um ano surpreendente em termos de vendas – teve o melhor desempenho dos últimos 6 anos!

Em volume de vendas, a data empatou tecnicamente com o Dia dos Namorados.

Para escolher o presente, os consumidores tiveram uma grande variedade de opções:  roupas, jantares, acessórios, gadgets como smartphones e acessórios para celular, acessórios para carros entre outros.

 

Outubro – Dia das Crianças

 

Quando o assunto é criança, a primeira coisa que vem à mente é brinquedo. E sim, o mercado que mais fatura nesta época é o de brinquedos.

Embora não se possa limitar presentes para as crianças em apenas brinquedos, as empresas do ramo estão disparadas na frente em faturamento.

Em 2018, o aumento nas vendas para esta data foi de 2,2%, sendo bastante positivo e importante considerando o fato de que este foi um crescimento consecutivo.

Outros segmentos para o público infantil também lucrativos são roupas, passeios em parques temáticos e hoje em dia, dependendo da idade, até eletrônicos como vídeo games, acessórios para celular e tablets fazem parte da lista de desejos da criançada.

Em matéria de ações promocionais para o mercado varejista, qualquer ação realizada em ponto de venda costuma chamar a atenção tanto das crianças quanto a dos pais, principalmente aqueles que envolvem alguma atividade interativa e distribuição de brindes.

 

 

 

Novembro – Black Friday

 

Recordista de vendas em 2018, a Black Friday chegou há pouco tempo no Brasil, mas já é uma das melhores datas tanto para o comércio tradicional quanto para o comércio eletrônico.

O segmento de comércio eletrônico encerrou o ano de 2018 com faturamento de R$ 53,2 bilhões, o que representa uma alta nominal de 12% na comparação com 2017, o que torna o e-commerce um segmento bastante lucrativo.

E também, trata-se de uma boa época tanto para vendas quanto para os clientes comprarem, por conta das ofertas e descontos que chegam em até 80% dependendo do produto e da loja.

É claro que todo o cuidado deve ser tomado para que a Black Friday não se torne a famosa e indesejada “black fraude”.

Por conta disso, todos os produtos e seus respectivos preços e descontos devem ser bem calculados para que o comerciante não tome prejuízos e que as ações promocionais sejam sempre transparentes sem as famosas “entrelinhas”.

Acredita-se que os excelentes resultados do ano passado estejam relacionados também a retomada da economia, já que o brasileiro estava mais disposto a comprar no fim do ano.

Outra característica sobre a Black Friday é que ela é ideal para movimentar o estoque e fazer aquela queima de itens que já estão há muito tempo sem saída.

Com preços bastante atrativos, o fim de novembro ficou marcado pela Black Friday, época de trazer um dinheiro mais rápido e extra para o caixa do comerciante e conquistar a atenção do consumidor.

 

Dezembro – Natal

 

Você mal terminou de repor o estoque da Black Friday e o mercado já está a todo vapor para o Natal.

Para o empresário, administrar um negócio é uma tarefa bastante árdua e cheia de desafios, até mesmo por conta do curto espaço de tempo entre uma data comemorativa e outra.

Para que nada se perca pelo caminho, o segredo é focar em um bom planejamento, contar com uma equipe bem preparada, ações bem elaboradas e não esquecer de mensurar os resultados.

O agitado clima natalino

O Natal certamente é a data comemorativa que mais movimenta o comércio. Mesmo com a economia em crise, as vendas de 2018 avançaram 5,5% sobre o Natal de 2017 de acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Isso gera boas expectativas para o Natal de 2019 e o comerciante ainda terá algum tempo para se planejar e faturar ainda mais.

O clima natalino leva milhares de pessoas para as lojas físicas e virtuais e, ano após ano, esta é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes, afinal, é nesse período que muitos trabalhadores recebem seu 13 º salário, o que gera um bom incentivo para as vendas.

Além daqueles que compram para presentear, existem também consumidores que aproveitam a data para comprar o que precisam aproveitando o salário extra.

Outra característica sobre o Natal é que ele movimenta todos os tipos de negócios, principalmente o ramo alimentício e restaurantes. É uma época também de muitas confraternizações de empresas, familiares e amigos.

Além do Natal, também tem o apelo do Ano Novo, época que muitas pessoas renovam a casa, as roupas, viajam e se preparam para a chegada do novo ano com ceias fartas, algo que realmente favorece e movimenta bastante o varejo.

De qualquer forma, dezembro é um mês bem agitado para o comércio, época que os comerciantes fazem aquele pezinho de meia extra, pois os meses subsequentes – janeiro, fevereiro e até março, dependendo de quando cai o Carnaval, o movimento tende a cair, a não ser que sejam em áreas como turismo e entretenimento.

 

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