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Qual é a melhor balança para usar em meu açougue?

 

Balanças Antigas

Quem se lembra daquelas balanças antigas que eram comuns de se ver em mercados, feiras e comércios que faziam vendas de mercadorias por peso?

Aquelas com ponteiros e pesinhos na lateral que muitas vezes era preciso ter paciência até acertar?

Pois é, o cliente não poderia ter pressa, pois além de acertar o peso, muitas vezes o cálculo do valor era feito à mão ou, quando muito, com calculadoras.

Hoje a maioria dessas balanças são vendidas como itens decorativos! Enfim, outros tempos.

 

A tecnologia da Automação

Mas em tempos modernos, esses probleminhas acabaram.

É possível encontrar todos os tipos de balanças conforme a necessidade do negócio e equipados com tanta tecnologia que o único esforço físico exigido é o de carregar a balança até o ponto onde irá deixa-lo.

Hoje em dia, as balanças estão presentes não somente em balcões ou na área de vendas, mas em todos os setores de uma empresa que lida com mercadorias, abrangendo um vasto mercado e, principalmente, no varejo.

 

 

Tenho um açougue, quais balanças são indicadas para mim?

O Brasil é um dos países que mais produz carnes, seja para exportação ou consumo interno. Ou seja, trata-se de um potencial ponto de venda.

E como saber quais tipos utilizar? Isso vai depender de diversas situações, inclusive, qual é o volume estimado de vendas, a região –

localização do ponto de venda e perfil dos clientes.

Para que as informações fiquem mais organizadas, vamos dividir aqui por áreas comuns que um açougue costuma ter.

 

-Área de Recebimento

Como todo o comércio que possui um ponto de venda, o primeiro local por onde as mercadorias chegam é a área de recebimento. Com a finalidade de conferir as mercadorias que chegam dos fornecedores, é necessário ter uma balança de conferência.

Os modelos e funções dessas balanças atendem às necessidades de pesagem e conferência do mercado varejista alimentício em geral, sendo imprescindíveis na área de recebimento, expedição e almoxarifado de qualquer ponto de venda que trabalhe neste segmento.

No momento de receber uma mercadoria é preciso realizar o confronto do peso total da entrega com o peso apresentado na nota fiscal, que é referente ao peso dos produtos.

 

-Área de Preparação

Muitos estabelecimentos hoje contam com uma área dedicada para preparação de mercadorias antes mesmo de serem expostos para venda.

Em açougues é comum ver bandejas de carnes já cortadas e com etiquetas na embalagem que mostram o peso e o valor. É possível ver essas bandejas de produtos também previamente etiquetadas em grandes redes de supermercados no setor de açougue.

Existem balanças que realmente tornam a vida bem mais fácil neste sentido, para isso existem as balanças etiquetadoras.

Essas balanças são responsáveis por realizar a pesagem do produto e pela impressão da etiqueta, que deve conter as informações do item já cadastradas na memória do equipamento e os valores de peso e preço obtidos por meio da pesagem.

Além disso esse equipamento tem função importante no processo de venda, pois é responsável por fornecer e imprimir o código de barras que será usado para identificação no software de ponto de venda.

Importante: As etiquetas impressas pelas balanças de varejo devem atender às leis que vigoram sobre o assunto e devem conter nos rótulos dados sobre a fabricação, tabelas nutricionais e tara de embalagem.

 

-Área de Vendas

Chegamos então em uma das partes mais importantes de um varejo, que é o local onde acontece também a interação cliente – lojista.

Esta é uma área em que esses 2 principais aspectos devem ser considerados:

 

  • Qual é o público que seu comércio irá atender? Público A, B, C?
  • Qual é a média de vendas?

 

O Público-alvo

O ideal é que o comerciante escolha balanças que atendam e que se adequem a um determinado tipo de público e ambiente. Exemplo: Se o público a ser atendido é um pouco mais exigente, se o ponto de venda estiver localizado em alguma região mais nobre, então a apresentação também será um diferencial.

Para isso, existem balanças bem high techs, com design mais arrojados, que possuem impressora integrada entre outros atributos que agregam valor.

 

Volume de vendas

Existem balanças com capacidade de até 15 kg ou acima disso, até 30 kg dependendo do tipo da demanda.

Para atender consumidores finais nos pontos de venda, uma balança que consiga pesar até 15 kg atende bem as necessidades.

Mas, uma balança que possa atender uma demanda maior, por exemplo, um restaurante ou algum estabelecimento que compre em maior volume, o ideal é garantir a balança de capacidade de pesagem mais robusta, até mesmo para não ter o trabalho de ter que pesar várias vezes.

Para saber mais informações sobre qual a balança ideal para o seu negócio, entre em contato agora mesmo com a RK Solutions.

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