A Páscoa é uma das datas comemorativas preferidas dos consumidores e um dos mais aguardados pelas crianças e pelos chocólatras de plantão.
Mas, com a concorrência cada vez mais acirrada no vasto universo varejista, é preciso se preparar para que seu ponto de venda fique mais atrativo, até mesmo para vencer a guerra de preços.
Foi pensando nisso que elaboramos este artigo com algumas dicas que vão trazer alguns diferenciais e aumentar a atenção dos clientes em sua loja. Confira!
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Merchandising Visual
Quem não gosta de entrar numa loja e se sentir em um ambiente divertido, animado e por que não também gerar aquele incentivo para a compra por meio do apelo visual?
Então, seja criativo na hora de bolar uma decoração que chame atenção e que retenha o cliente.
Vale até apostar em temáticas meio clichês, como adesivar paredes ou colocar coelhinhos fofos de pelúcia e cestinhos com ovinhos coloridos na área de venda dos ovos de páscoa ou de produtos que são consumidos geralmente nessa época.
Com todo o cuidado para não poluir visualmente com excessos, espalhe a decoração em pontos estratégicos da loja, como nas vitrines, balcões de atendimento, paredes e espaços que sejam interessantes que retenham a atenção do cliente.
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Distribua mimos
Estamos na era da experiência e sim, isso se aplica para qualquer negócio que envolva relacionamento com o cliente.
Complementando o tópico acima, e caso seu ponto de venda não seja alguma grande rede de supermercados, é bem válido a distribuição de brindes que agradem o cliente e que a marca seja lembrada.
O lado bom disso é o fenômeno popular do boca-a-boca, pois sem dúvidas, o cliente vai sair falando para conhecidos que também vão acabar indo conhecer o seu ponto de venda só pela vontade de ganhar o brinde.
E nem é nem é preciso ser um super brinde, às vezes um bombonzinho de chocolate, um bonequinho em forma de coelho ou até mesmo itens de utilidade como canetas e copos de plástico personalizados com sua marca já estão valendo.
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Aposte na variedade
Nem só de chocolate é feita a Páscoa. Por isso, aposte em fornecer diferentes opções em sua loja, como itens e ingredientes para os tão famosos almoços de Sexta-feira Santa ou os almoços do domingo de Páscoa.
Por isso, lembre-se de colocar aquele bacalhau na prateleira, capriche na variedade de vinhos e azeites que vão agregar mais valor ao seu ponto de venda.
Dica: caso disponha de espaço, é interessante promover atividades interativas, como pequenos cursos de culinária – trazer algum profissional que possa ensinar a preparar algum prato especial com os ingredientes que estão à venda na loja e também, distribuição de receitas ou atividades de degustação.
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Personalize o seu Atendimento
Voltamos a ressaltar: hoje, mais do que nunca, devemos prezar pela experiência do cliente.
Um atendimento diferenciado, com colaboradores atenciosos e preparados para fazer ações promocionais, habilidades para solucionar eventuais problemas e dúvidas sobre os produtos são considerados grandes diferenciais.
Para isso, existe até um jargão bem conhecido no marketing: “Pessoas não gostam de propaganda, pessoas gostam de pessoas”.
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Crie campanhas promocionais marcantes
Estamos falando sobre uma época que propicia campanhas carregadas de apelos emocionais e claro, descontos que os clientes adoram.
Sobretudo, esta data comemorativa traz um apelo forte relacionado à família e campanhas que destaquem a importância disso costumam cativar mais, além de ser uma forma de mostrar ao seu público que sua loja se importa com este feriado bem tradicional.
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Seja encontrado na web
Responda rápido: você conhece alguém do seu círculo social que não tenha acesso à internet? Pode ter raras exceções, mas hoje qualquer pessoa pode acessar a web de qualquer lugar e por qualquer dispositivo.
A internet hoje é mais que uma realidade, é parte da rotina de muitas pessoas.
Por isso, é de suma importância garantir a sua presença on-line, seja por websites, blogs ou redes sociais. Poste novidades, fotos convidativas, dicas, ofertas e conteúdo que gere um bom relacionamento com o seu público-alvo.
Dica: Se ainda não tiver, crie uma conta no Instagram, o apelo visual dos produtos ajuda muito na hora da compra.
Encha de #hastags sem medo e não esqueça de informar o lugar/cidade onde está a sua loja, para que pessoas locais e das proximidades possam encontrar com facilidade.
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Planejamento
É parte da rotina de quem trabalha em grandes redes de supermercados ou também, em comércios de menor porte, lidarem com o planejamento.
Para se preparar para uma data comemorativa que costuma gerar um grande volume e movimentações no mercado varejista, todo empresário deve apostar em um planejamento assertivo de seu estoque de produtos para que não haja nem excesso e nem falta de mercadorias nas gôndolas.
É importante também planejar toda a equipe que vai atuar em campanhas, promoções, arrumações especiais e todo o material utilizado em ações promocionais.
Dica: Fique sempre de olho nas tendências do mercado, assim, você supera a concorrência e surpreende os clientes, promovendo boas experiências.
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