(11) 96768-7583

COMPRE PELO WHATSAPP

Seg - Sab: 9:00 - 18:00

Horário atendimento

NOSSO BLOG

Balanças de checkout: Como podem ajudar sua loja a economizar dinheiro

Você já deve ter passado por algum checkout de varejo e ter se deparado com o operador de caixa colocando algum produto vendido “a granel” (aqueles itens vendidos soltos no supermercado como pães, hortifrúti etc) sem estar em embalagens fracionados.

E deve ter notado que é mostrado a pesagem e o valor do item a ser pago, assim, de forma rápida e prática.

Essa mágica toda acontece porque existe uma balança acoplada ali no balcão, as chamadas balanças de checkout.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter a possibilidade de agilizar o processo de pesagem dos produtos em seu ponto de venda é, sem dúvida, um dos maiores benefícios que o varejista pode ter.

 

Como elas são?

Essas balanças são geralmente bem discretas, ficam integradas ao balcão de checkout e possuem um display em forma de torre que mostra a pesagem e o valor dos produtos.

Esses displays devem estar posicionados em um ângulo que o consumidor tenha total visibilidade do peso e do valor que irá pagar.

 

 

Ergonomia

Trabalhar em frente de caixa não é uma tarefa tão fácil.

Exige muita atenção e agilidade do operador de caixa, sem contar os incessantes movimentos repetitivos que podem provocar algum tipo de LER/Dort (Lesão Por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Portanto, essas balanças devem estar em conformidade com a portaria nº 8, anexo 1 da NR17 – Ministério do Trabalho, que define requisitos para a ergonomia dos trabalhadores no checkout, evitando acidentes e doenças do trabalho.

 

Capacitação

A capacitação do operador de caixa deve ser contínua, mesmo porque em grandes redes varejistas é bem comum acontecer a alta rotatividade de funcionários.

O operador deve estar atento na identificação dos produtos e atribuir os códigos certos, garantindo que a venda por pesagem de produtos seja realizado corretamente.

 

Quais são as vantagens e como podem gerar economia

1. Economia – Redução do custo com etiqueta

Com uma balança de checkout as informações obtidas no ato da pesagem de produtos são transmitidas diretamente para o software de ponto de venda.

Esse processo, além de ser mais rápido, elimina a necessidade do uso de uma balança etiquetadora na ilha de pesagem que gere o código de barras.

2. Aumento do volume de venda

Para o varejista, a balança de checkout faz com que o volume de vendas seja maior, pois o consumidor geralmente pesará o produto apenas no momento de efetuar o pagamento no caixa.

Quem está ali na fila do caixa tende a querer finalizar logo a compra, mesmo que passe alguns quilos ou gramas a mais do produto.

3. Produtividade de funcionários

E economia também, pois não requer um funcionário apenas para operar uma balança que fique na ilha de pesagem.

Isso evita a ociosidade do funcionário quando não tiver movimento e também, traz agilidade para o operador de caixa.

4. Comodidade para o Cliente

Imagine só se o cliente tiver que passar por 2 filas, sendo uma na ilha de pesagem e outra no caixa?

A intenção é realmente melhorar a experiência do cliente em seu ponto de venda e a possibilidade de eliminar filas é sem dúvida um grande diferencial.

 

Legislação

Se existe algo que deve ser bastante considerado é a legislação que protege o consumidor.

O varejista que decidir trabalhar com balanças de checkout, deve também se ater a um importante detalhe – a de deixar uma balança pesadora no setor do produto, seja na padaria ou no hortifrúti, para que o consumidor tenha noção do peso e do valor da mercadoria que está comprando.

 

Precisa de balanças para o seu ponto de venda? Não sabe qual balança é mais indicado para o seu negócio?

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas:

Telefones:  (11) 2628-1356 ou (11) 2506-1348
WhatsApp:  (11) 96768-7583
Email: [email protected]

 

 

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday