(11) 96768-7583

COMPRE PELO WHATSAPP

Seg - Sab: 9:00 - 18:00

Horário atendimento

NOSSO BLOG

5 Dicas para não Perder a Garantia da sua Balança

Cada vez mais presente em pontos de vendas que trabalham com alimentos, a balança não é somente um simples equipamento, é também um importante ativo para uma empresa.

Pesagem

A finalidade principal de uma balança é fornecer a pesagem exata do produto e por meio do peso, calcular também o valor final que o consumidor irá pagar. Logo, a balança exerce um papel fundamental para o varejista e existem meios que asseguram a sua integridade e conservação, uma delas é a garantia.

Sobre a Garantia

As balanças Toledo possuem 6 meses de garantia para manutenção do teclado e do cabeçote térmico e 1 ano de garantia para as placas internas.

Veja a seguir a forma correta de manusear as peças que compõem a balança e quais ações devem ser tomadas para que você não perca a garantia da balança.

 

1.Teclado

Para garantir um bom funcionamento, é essencial que o teclado esteja em boas condições, pois é por meio dele que o atendente irá digitar os códigos e gerar a pesagem e valor do produto.

Nosso técnico aqui recomenda que o teclado jamais deve ser pressionado utilizando objetos, principalmente os pontiagudos ou perfurantes, como canetas, facas, tesouras e até unhas.

Pode parecer estranho, mas existe uma lógica para isso. Ao usar a unha para pressionar os botões do teclado, pode acabar gerando rachaduras e através delas, é possível que penetre água e o teclado acabe queimando.

Nestes casos, a fabricante não cobre a garantia.

Portanto, a maneira correta de manuseio do teclado é pressionando os botões com as digitais.

2.Cabeça de impressão

A cabeça térmica da balança é responsável em imprimir as etiquetas nas balanças que também são etiquetadoras.

Para fazer a limpeza e a manutenção desta área sensível, jamais utilize objetos pontiagudos e cortantes como facas, tesouras, chave de fenda entre outros que possam raspar a delicada parte da linha, que pode acabar até queimando a peça.

E caso isto aconteça, é mais um fator que pode comprometer a garantia.

3. Calibração

A calibração é responsável em fornecer o peso correto dos produtos. Toda balança já vem calibrada ou aferida de fábrica, ou seja, já vem com o limite de peso padrão, como as balanças de 15 kg e 30 kg.

Isso significa que se um estabelecimento possui uma balança com capacidade de pesagem até 15 kg, caso venha a força-lo pesando algum produto ou objeto mais pesado, pode comprometer a célula de carga.

Nestes casos também, é certo de que ocorra a perda da garantia.

4. Lacre da Balança 

A importância do lacre

O lacre é a forma de garantir que a balança tenha sido aferida e verificada pelo INMETRO, no ato de sua fabricação, e mais importante, ele garante a legalidade do equipamento.

Se este lacre estiver mal posicionado, rompido ou encostando no prato de pesagem ele poderá causar erros durante a pesagem dos produtos.

Quaisquer alterações no lacre podem gerar problemas extras e sérias ao varejista durante alguma fiscalização.

Portanto, veja algumas dicas importantes em relação ao lacre.

Nosso técnico aqui é enfático – sob hipótese alguma, você deve romper o lacre da balança!

O lacre garante a integridade do equipamento. É pelo lacre que o INMETRO tem como saber se a sua balança foi devidamente aferida ou se ela está irregular.

Então, não rompa o lacre ou até mesmo não tente repara-la caso ela tenha, acidentalmente, sido rompida. Nestas situações, a ação correta é acionar imediatamente a assistência técnica para solicitar a substituição do lacre e conferir também a calibração.

Atenção! Jamais deixe o lacre rompido sem acionar a assistência, pois também implicará na perda da garantia e gerar diversas complicações!

5. Identificação da Balança

Toda balança possui uma chapinha de identificação que contém o número de inventário do INMETRO. Além disso, a chapinha é como se fosse o “chassi da balança”, contendo todo o histórico dela, desde a data da fabricação, número de série entre outros dados relevantes do produto.

Em momento algum deve-se arrancar o número de série ou até mesmo a chapinha de identificação, pois sem isso, nenhuma assistência técnica terá a garantia de que a balança é original ou se foi adquirida em representantes autorizadas.

E vamos supor também que algum fiscal vá até o seu estabelecimento e constate que a balança esteja sem a chapinha de identificação – isso pode gerar grandes problemas ao varejista, pois sem a chapinha, não há garantias da autenticidade do equipamento (se é um modelo original) ou se ele está funcionando corretamente.

O que realmente garante a autenticidade é o número de série que consta nesta chapinha e sem ela, o varejista corre o risco de ficar sem a garantia também.

Caso a chapinha solte da balança, a ação correta é acionar a assistência técnica autorizada ou levar a balança no local / loja onde a mesma foi comprada para colocar uma nova chapinha ou um novo número de série.

Precisa de assistência técnica especializada para balanças? Entre em contato agora mesmo com a RK Solutions.

(11) 2628-1356 | (11) 96768-7583 | (11) 2506-1348

 

 

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday